Papel: UX Writer e gestão de projeto
Ferramentas: LucidChart, Zenvia NLU
Habilidades: Pesquisa, arquitetura da informação, redação, comunicação, gestão
Durante minha atuação como UX Writer, minha principal função era a criação de fluxos conversacionais para chatbots. Ao trabalhar com diversos clientes de diferentes setores, percebi que muitos padrões de fluxos se repetiam, o que me levou a pensar na criação de templates para otimizar o trabalho da equipe.
O objetivo era criar templates para as jornadas mais comuns, padronizando fluxos e comportamentos de chatbots que poderiam ser reutilizados em diferentes projetos. Isso visava agilizar o processo de desenvolvimento, tanto para a equipe de UX quanto para os desenvolvedores.
Pontapé inicial:
De forma autônoma, criei alguns templates para minha squad, com o intuito de facilitar meu dia a dia de trabalho.
Compartilhei a ideia com a chapter lead de UX, que posteriormente apresentou o projeto à diretoria após surgir interesse em iniciar algum projeto de templatização de alguns serviços. A empresa abraçou a ideia e decidiu implementá-la em escala maior.
Pesquisa e identificação de padrões:
Realizamos uma pesquisa com o time de UX e outros times para identificar os fluxos e padrões de comportamento mais comuns em diferentes segmentos.
Fizemos um benchmarking com diversos clientes para mapear os padrões repetidos.
Nos mantivemos próximos a profissionais de outras áreas, como desenvolvedores e QAs, incentivando-os a pensarem nas padronizações possíveis para suas áreas de atuação.
Criação dos templates:
Com base nos padrões identificados, criamos fluxos completos que serviram como templates.
Esses templates foram desenvolvidos para serem utilizados tanto nas plataformas de criação de fluxos (como LucidChart e Miro) quanto na plataforma de desenvolvimento de chatbots.
Implementação e testes:
Os templates passaram por desenvolvimento e testes, tornando-se parte oficial da plataforma de desenvolvimento.
Eles permitiram que os desenvolvedores reutilizassem estruturas de código padrão, como em casos de "else", agilizando o processo de criação de novos fluxos.
Durante esse projeto, atuei tanto na gestão elaborando roadmaps e definindo as tarefas prioritárias, quanto nas pesquisas, criação dos fluxos e suporte aos UXs mais júniores que participaram da iniciativa.
O projeto de templates foi implementado com sucesso, trazendo agilidade e padronização para o processo de desenvolvimento de chatbots. Os templates passaram a ser utilizados tanto pela equipe de UX, nas plataformas de criação de fluxos, quanto pelos desenvolvedores, na plataforma de desenvolvimento. Isso resultou em uma otimização significativa do tempo e dos recursos, além de garantir maior consistência nos projetos.