Papel: UX Writer, redatora e revisora
Ferramentas: Notion, Google Docs, Miro
Habilidades: Pesquisa, redação, revisão, comunicação
Durante o trabalho voluntário no Instituto Primeiro Estágio de Esporte, Cultura e Educação (IPEE) identificamos que a linguagem utilizada pelas peças textuais da ONG carecia de uniformidade e coerência entre si, por isso precisávamos de uma maneira de tornar essa comunicação mais assertiva e padronizada de acordo com diretrizes que fizessem sentido com a identidade da ONG.
Considerando o contexto, a coordenação do projeto propôs a criação de um Guia de Tom e Voz e essa tarefa ficou sob responsabilidade da equipe de UX writing.
Para contribuir na construção desse documento, atuei nas seguintes demandas:
Definição da comunicação da ONG
Benchmarking de Guias de Redação
Análise de CTAs de Doação
Redação das seções:
O que é um Guia de Tom e Voz?
Quem pode utilizar esse guia?
Como contribuir?
Quem somos?
Como escrever nosso nome?
Como se referir a nós?
Voz e Tom
A nossa Voz
O nosso Tom
Gramática
A pessoa utilizada nas orações
Pontuação
Revisão das seções:
Gramática
Uso de voz ativa e passiva
Uso de gírias e jargões
Linguagem neutra e acessível
Linguagem simples
Tempos verbais
Maiusculização e minusculização
Emojis
1. Definição da comunicação da ONG
A etapa para definir o que deveria ser transmitido pela comunicação da ONG foi feita em conjunto com todo o time de UX writing. Utilizamos a matriz abaixo para votar nos termos mais coerentes levando em conta missão, visão e valores da ONG.
Primeira votação:
Segunda votação:
Ao final, a coordenação selecionou três opções de cada coluna para compor o guia. Sendo que, a palavra “seco” foi substituída pela palavra” frio” posteriormente.
2. Benchmarking de Guias de Redação
Fiz uma análise dos principais Guias de Redação do mercado e defini o Guia de Tom e Voz da Conta Azul e o Content Style Guide da Mailchimp como os benchmarks para a criação do documento da ONG. Para ler a análise completa, acesse a página:
Benchmarkinng: Guias de Redação
3. Análise de CTAs de Doação
O CTA de doação é, provavelmente, o botão mais importante no site de uma ONG. Por isso, fiz uma análise exclusiva para esse componente, em que mapeei as frases mais utilizadas nestes botões, além da capitalização do texto. Para ler a análise completa, acesse a página:
4. Redação das seções
Para a elaboração dos textos das seções, utilizei o que foi definido em conjunto com a equipe com relação aos valores que deveriam ser transmitidos pela comunicação da ONG: confiabilidade, simplicidade e otimismo.
Além disso, busquei referências nos benchmarks definidos e para questões de gramática me apoiei em alguns guias mais robustos como: o Manual de Redação do Estadão, o Manual de Revisão da FUNAG e o Manual da Redação da Folha de São Paulo.
5. Revisão das seções
A revisão foi feita visando adequar a linguagem do guia ao que foi definido no próprio, por isso era uma demanda mais voltada para revisão de estilo e não de conteúdo.
Após a divulgação do guia na ONG, ele passou a ser utilizado por toda a equipe de UX e também pela equipe responsável pelas redes sociais e demais comunicações da organização.